Mamógrafo digital empresa faz vistoría técnica para instalação

07/12/2018 15:12:00 - Jornalista: Tatiana Gama e Genimarta Oliveira

Foto: Luís Gustavo Malheiros

Vistoria realizada no Nuamc Aroeira contou com representantes do fabricante do equipamento e da Saúde

O Núcleo de Atendimento à Mulher e a Criança (Nuamc), do bairro Aroeira, recebeu, nesta sexta-feira (7), a vistoria técnica de representantes da empresa que irá instalar o novo mamógrafo digital no espaço. A expectativa é que no primeiro trimestre de 2019, a Secretaria de Saúde realize 200 exames por semana, além dos 150 já ofertados. O mamógrafo digital irá permitir benefícios como melhor diagnóstico e agilidade no atendimento.

Com o novo aparelho, o município irá mais que dobrar sua capacidade de atendimento passando de 600 exames por mês para 1,4 mil. O mamógrafo digital trabalha com menos carga de radiação, não polui - a revelação é digital-, e a compressão na mama é reduzida pelo maquinário ser mais sensível à captação das imagens.

"Poucos municípios no estado do Rio de Janeiro têm um mamógrafo digital. A visualização da imagem é melhor, por isso, o diagnóstico se torna mais preciso e precoce", ressaltou o representante do fabricante, Fábio Bastos.

A responsável pelo serviço de radiologia e diagnóstico por imagem do município, Luciana De Biase, destacou que o equipamento irá favorecer o atendimento integrado da mulher no Nuamc Aroeira. "Além da consulta com seu médico, o mamógrafo irá agilizar o diagnóstico dentro de um mesmo espaço onde a paciente recebeu o atendimento", frisou.

Luciana explica que a mamografia é um exame que deve ser feito anualmente, por mulheres a partir dos 40 anos. Em casos de mulheres que tenham histórico de câncer de mama na família, essa idade cai para 35 anos.

Nuamc - O Nuamc oferece atendimento multiprofissional à mulher e é referência no acompanhamento de pré-natal na gravidez de alto risco. A unidade conta com nutricionista, psicólogo, assistente social, médicos obstetras, além de enfermeiras especializadas. O Núcleo fica na Rua Francisco Alves Machado, 235, Aroeira.

Macaé investe em alta e média complexidade

Os investimentos na área de saúde, em Macaé, têm sido maior que o preconizado pela lei 141/2012. Em 2019, o governo municipal vai investir 34,86% do orçamento na saúde, mais do que o dobro do exigido por lei, que é de 15%, segundo a Lei Orçamentária Anual (LOA), que tramita na Câmara. A aquisição do mamógrafo reforça o serviço de média e alta complexidade fornecido pela cidade, que inclui também os hospitais municipais, prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Os investimentos para melhoria da infraestrutura e a modernização de equipamentos foram prioridades da gestão da saúde no ano passado. Em dezembro, o Hospital Público Municipal (HPM) recebeu novos equipamentos no setor de imagem. Foram adquiridos um tomógrafo multislice, um arco cirúrgico e uma bomba infusora. No Hospital da Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), em Trapiche, o setor de imagem passou a contar com exame de ultrassonografia.


Fotos Relacionadas