Outubro Rosa prossegue com atividades de conscientização

09/10/2017 15:51:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Ana Chaffin

Nesta terça-feira (10), Programa da Mulher profere palestra sobre o tema na maçonaria

Uma palestra sobre mama, voltada a profissionais da rede municipal de saúde, foi a programação desta segunda-feira (9), na campanha de conscientização Outubro Rosa, em Macaé. Nesta manhã, no auditório do Paço Municipal, o médico mastologista da rede, Leonardo França, falou sobre o assunto e tirou dúvidas quanto a nódulos malignos e, também, alterações funcionais benignas da mama.


A fala foi voltada aos profissionais da Atenção Básica de Saúde, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, que aprenderam um pouco mais com a experiência do profissional, a como lidar com esses casos.

A gerente do Programa da Mulher, Alessandra Lofiego, ressaltou que, embora seja necessário estar atenta durante todo o ano, é importante essa massificação da informação sobre a conscientização contra o câncer de mama durante o mês de outubro.

- Desde o início da campanha Outubro Rosa aumentou o número de diagnósticos precoces. Embora seja muito comum após os 50 anos, tem sido cada vez mais rotineiro o câncer de mama em mulheres jovens. Sabemos que os hábitos de vida e alimentares, bem como questões hormonais, podem ter influência nesta questão. A realidade de hoje é bem diferente da geração passada – explicou a Alessandra Lofiego, acrescentando ser fundamental a conscientização sobre o autoexame e o acompanhamento por um médico ginecologista.

A programação Outubro Rosa de Macaé prossegue até o fim do mês. Nesta terça-feira (10), a equipe da gerência apresentará palestra sobre o tema na Maçonaria. No dia 16, a partir das 9h, a atividade será no Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança do bairro Aroeira (Nuamc). Já no dia 19, a equipe estará na Câmara Municipal, também às 9h, para uma roda de conversa.

Encerrando o mês, uma programação é preparada para o dia 23, a partir das 9h, na Coordenadoria Especializada de Atendimento à Mulher (Ceam). Numa parceria entre a Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres (SEMDSDH) e o Programa Saúde da Mulher (Saúde), será proporcionado atendimento médico individualizado, com informações sobre saúde, autoexame e exame de mama.

Já no dia 5 de novembro, a partir das 7h, a Corrida Outubro Rosa e o Novembro Azul movimentará a orla da praia dos Cavaleiros. Inscrições pelo site "Ticket Agora", no valor de R$ 90,00. Idosos têm 50% de desconto.

A campanha

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa o estímulo à luta contra o câncer de mama. A ação começou em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas a essa doença. No Brasil, o movimento aconteceu em outubro de 2002, em São Paulo. Em outubro de 2008, ganhou força com várias cidades brasileiras sendo iluminadas de rosa como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher. Desde então, o fato vem se repetindo.


Fotos Relacionadas