6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é encerrada em Macaé
Foto: Maurício Porão | Moisés Bruno
O evento foi realizado no auditório Cláudio Ulpiano, Cidade Universitária
A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi encerrada nesta quinta-feira (12), no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária. O segundo e último dia do evento teve leitura e aprovação do regimento interno; manifestação cultural; apresentação da metodologia dos grupos de trabalho nas oficinas; grupos temáticos com discussão e aprovação das deliberações; e a plenária com eleição de delegados para a Conferência Estadual.
O público-alvo foi composto por representantes e membros de instituições de longa permanência, como Casa do Idoso e Recanto dos Idosos; Amada; Toca de Assis; associações de aposentados, entre outras. A realização foi do Conselho Municipal do Idoso de Macaé (Conim), órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária. A última Conferência Municipal do Idoso de Macaé foi em maio de 2019.
A Conferência teve cinco eixos temáticos: 1 - Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; 2 - Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; 3 - Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; 4 - Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e 5 - Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
"Na Conferência ouvimos as pessoas idosas sobre suas necessidades e discutimos como garantir os direitos previstos em lei, especialmente no Estatuto do Idoso, através de ações que favoreçam o envelhecimento saudável e a qualidade de vida. É importante falarmos cada vez mais sobre os direitos da pessoa idosa", disse a vice-presidente do Conim, Mariléia Ramos.
A Conferência Estadual será realizada até o final de agosto. Já a Conferência Nacional acontece de cinco a oito de novembro e está sendo elaborada com o propósito de promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável; identificar os desafios do envelhecimento plural no país, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; e propor ações de equidade para a defesa, a promoção e a proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação interfederativa.
Abertura contou com a presença de autoridades
A abertura da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na noite da última quarta-feira (11), contou com a palestra "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", que também foi tema da Conferência, ministrada pela superintendente estadual da Pessoa Idosa e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Lícia Mattesco. Houve, ainda, a apresentação do Ballet Sênior da Melhor Idade.
Também estiveram presentes o vice-prefeito de Macaé, Fabiano Paschoal; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária, Daniel Raoni; o presidente Conim, Sebastião Piraí; a vice-presidente do Conselho, Mariléia Ramos; o Secretário Municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino; o Secretário Executivo de Serviços Públicos, Rodrigo da Silva; e as vereadoras Leandra Lopes e Liomar Queiroz.