Abordagem Social: ação nas ruas será retomada nesta segunda-feira

Nov 13, 2023 11:38:00 AM - Jornalista: Juliana Carvalho

Uma equipe técnica estará nas ruas, no período noturno, para fazer o trabalho

O cuidado e a atenção com as pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade, incluindo as crianças, são o foco do trabalho da equipe da Abordagem Social que, a partir de segunda-feira (13), estará nas ruas de Macaé com o objetivo de oferecer auxílio a esse público. Durante a ação, serão apresentados os espaços que o município oferece voltados à assistência, como o Centro Pop, a Pousada da Cidadania e demais equipamentos da rede de apoio.



“Neste início da retomada do trabalho, faremos a ação no período da noite, sempre com uma equipe técnica capacitada para ouvir, entender e auxiliar o indivíduo em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua e uso crack e outras drogas. O objetivo é ser um facilitador para que ele encontre as ferramentas oferecidas pela Prefeitura para sair dessa condição”, explica o coordenador da Abordagem Social, Jorge Ramos, que também responde pela coordenação da Proteção Social Especial de Média Complexidade, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.



O trabalho da Abordagem Social será contínuo e em diferentes pontos do município. O coordenador destaca ainda que os mecanismos disponíveis em Macaé oferecem garantias para que a pessoa que opte por sair da situação de rua encontre caminhos para a reinserção social.


“O Centro Pop, por exemplo, oferece com café da manhã, lanche da tarde, banho, atendimento multidisciplinar, retirada de documentos e encaminhamento para os serviços de Saúde, enfim, uma gama de serviços para ajudar nesse processo”, afirmou.



A secretária de Desenvolvimento Social, Sabrina Nunes, aponta a importância da retomada da ação.


“Será um grande instrumento para que possamos apresentar soluções aos problemas sociais voltados a erradicar o trabalho infantil e, de igual modo, referenciar o atendimento às pessoas em situação de rua para assisti-las em suas necessidades de acordo com a política socioassistencial”, declarou.


Serviços – Além do Centro Pop, outros serviços fazem parte da rede de assistência pública municipal, como a Pousada da Cidadania. Localizada no Jardim Bela Vista, o espaço oferece moradia temporária, além de atendimento especializado de saúde, educação, social e psicologia.

O Consultório de Rua é responsável pela sensibilização das pessoas em situação de rua acerca de cuidados preventivos de saúde e, em caso de necessidade, realiza encaminhamento para tratamento na rede pública.