Profissionais dos Cemaias participam de curso de educação permanente

30/05/2023 15:30:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Moisés Bruno

A atividade foi realizada na manhã desta terça-feira (30), na Cidade Universitária

A Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, através da Universidade Livre (Unilivre) e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade e Subjetividades (Lemass), abriu a quinta edição do Curso de Educação Permanente para os servidores públicos municipais que desenvolvem ações de acolhimento nas unidades do Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência (Cemaia), ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

A aula inaugural foi realizada na manhã desta terça-feira (30) no Auditório Marielle Franco, do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, no Bloco D da Cidade Universitária. O processo de educação permanente para as equipes de acolhimento de crianças e adolescentes visa desenvolver temas sensíveis sobre o cotidiano dos Cemaias, como: primeiros socorros, família de origem e construção de redes humanas intersetoriais, entre outros.

A mesa de abertura contou com as presenças de Lucas Fernandes Bernardes, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Macaé/RJ; Sabrina Nunes, Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade; e Flaviá Picon, Secretária Adjunta de Ensino Superior.

"Macaé é um dos poucos municípios do Estado do Rio de Janeiro que oferece uma educação permanente para os servidores das entidades de acolhimento institucional. Isso mostra a relevância desse curso, cuja realização é de cunho obrigatório e contínuo", destacou Lucas. "Todos aqui estão aprendendo e apreendendo saberes muito importante para a atividade profissional desenvolvida. Ter um curso voltado para os trabalhadores do Cemaia é uma conquista", disse Sabrina.

Já Flaviá acrescentou: "Quando a gente fala de formação permanente, pensamos em como estabelecer uma relação melhor com o outro. Principalmente, nesta situação específica aqui, com os jovens que são acolhidos nesses espaços. A educação tem o poder de transformar vidas". Logo depois falou o professor Paulo-de-Tarso de Castro Peixoto, coordenador da Unilivre (da Secretaria de Educação de Macaé): "Compor a vida faz sentido. Compor com todos vocês aqui, mais ainda".

A primeira aula foi ministrada pelo Coordenador do Cemaia de Rio das Ostras, Tiago Teixeira. O tema foi Atribuições do Orientador, com as abordagens: Questões práticas do cotidiano; Experiências dos Cemaia´s e do acolhimento de Rio das Ostras; Abordagem não violenta - também dentro da legislação; "Estudo de caso" com orientadores: diálogos, possibilidades e limites; Relações afetivas entre acolhidos; Evasões; Diferenciação entre o local de trabalho e a sua casa.

A sequência do cronograma do curso:

27 de junho - 2ª Aula (9h às 11h) - Pela Plataforma Google Meet
Tema: Sexualidade - Questões LGBTQIA+

Com as abordagens: Sexualidade: o que falar e o que dizer; Ética na escuta e acolhimento; Diferença entre orientar e influenciar: preconceitos, pertencimentos e despertencimentos.

Palestrante: Gabrielli Gomes Ferreira

25 de julho - 3ª Aula (9h às 11h) - Auditório do Bloco A da Cidade Universitária
Tema: Família de Origem

Com as abordagens: Entendendo histórias; Famílias criminalizadas; Humanizar os olhares e percepções sobre o tema; Entrega voluntária de bebês para a adoção.

Palestrante: Ana Cristina Braga de Luca Reis

29 de agosto - 4ª Aula (9h às 11h) - Auditório do Bloco A da Cidade Universitária

Tema: Tecendo Redes


Com as abordagens: Atuação articulada entre Educação, Saúde Mental e entidades de acolhimento no cuidado de crianças e adolescentes.

Palestrante: Representante da Secretaria de Educação, representante da Escola Sentrinho, representante do Capsi, representante do Núcleo de Saúde Mental e representante da Apae.

26 de setembro - 5ª Aula (9h às 11h) - Pela Plataforma Google Meet

Tema: Primeiros Socorros


Com as abordagens: Abordar Ist´s

Palestrantes: Simone Sales Caldeira e Carlos Jappy

24 de outubro - 6ª Aula (9h às 11h) - Auditório do Bloco A da Cidade Universitária

Tema: Tecendo Redes - Saúde Mental


Com as abordagens: Atuação em situações de crise; Procedimentos a adotar; Noções gerais dos principais quadros psicopatológicos em saúde mental; Humanização das percepções sobre o sofrimento psíquico.

Palestrante: Representante do Núcleo Programa de Saúde Mental, representante do 192 e representante do PAM Aeroporto

21 de novembro - 7ª Aula (9h às 11h) - Auditório do Bloco A da Cidade Universitária

Tema: Tecendo Redes - Secretaria de Educação


Com as abordagens: Olhar pedagógico na entidade de acolhimento e suas relações com o trabalho dos orientadores; Como trabalhar a defasagem de aprendizado e idade/ano de escolaridade; Elaboração do PEI para acolhidos; Função do pedagogo que compõe a equipe técnica do acolhimento; O lúdico e os processos de ensino/aprendizagem na prática dos orientadores.

Palestrante: Representante da Secretaria de Educação, coordenador do Cemeaes.


Fotos Relacionadas