Programa Acessuas inicia oficina de qualificação profissional
Foto: Divulgação
O público alvo são adolescentes e jovens de 14 a 18 anos
O programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) iniciou, nesta terça-feira (02), a oficina “Capacitar com Qualidade, Rumo ao Futuro” para adolescentes e jovens de 14 a 18 anos. O programa, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária, promove a atividade em sua sede, em parceria com a Secretaria Municipal de Qualificação Profissional.
Os alunos são oriundos dos serviços de Proteção Básica e Média Complexidade, CRAS, CREAS, CEAMAIA’S, CRA Saúde, Guarda Mirim e também outros inscritos pela internet. As oficinas têm duração de três horas, nas terças e quintas deste mês, com 21 horas de carga horária.
O objetivo é atender jovens em situação de vulnerabilidade social encaminhados pela Rede. A ação também foca na política da Pessoa com Deficiência e realiza inclusão com apoio da Coordenadoria da Pessoa PDC-SEMDES.
Os participantes terão aulas de Identidade, Imagem pessoal, Profissional, Postura profissional, Condutas éticas, Conceito de trabalho, Liderança, Trabalho em equipe, Comunicação e negociação, Planejamento, Educação financeira, Empreendedorismo, Entrevista e dinâmicas de grupo, Elaboração de currículo.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária, Daniel Raony, reafirma seu compromisso com os Programas de assistência no município e apoia a política de acesso ao mercado de trabalho e capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
“Capacitar, qualificar e cuidar é compromisso do Governo Welberth Rezende”, observa.
Rebeca Madureira, Secretaria Municipal de Qualificação Profissional, esteve na aula inaugural, onde recepcionou os alunos e fez questão de acolher os jovens com depoimento de autoestima e motivação.
“Estamos vivendo um momento de progresso e oportunidades, é preciso acreditar e sonhar com o futuro que nos espera”, comentou.
Já o coordenador do Programa ACESSUAS-Trabalho, Adeilton Santos, agradeceu os esforços entre as secretarias e sugeriu que os jovens abracem as oportunidades.
“Estou há 30 anos na cidade e vejo uma política séria de oportunidades para todos os cidadãos”, disse Adeilton.