Secretaria de Educação


Colégio de Aplicação


O trabalho do Colégio de Aplicação da Prefeitura se constrói com o ensino-aprendizagem dentro e fora da instituição. O colégio funciona em horário integral e, durante o ano, com a realização de vários eventos, os alunos conseguem aplicar na prática o conhecimento que aprenderam em sala de aula. O CAp também oferece cursos de extensão dentro da educação continuada que aborda temas diferentes visando melhorar as dinâmicas na sala de aula e no cotidiano escolar entre todos: alunos, professores e pessoal administrativo e de apoio que precisam estar envolvidos no trabalho.

O Colégio de Aplicação está vinculado à Secretaria Municipal de Educação / Secretaria Adjunta de Ensino Superior.

Todo o trabalho obedece às diretrizes do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e os eixos norteadores do Colégio de Aplicação contemplam atividades integradoras de iniciação científica e o campo artístico-cultural; incorpora, como princípio educativo, a metodologia da problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, a curiosidade pelo inusitado e o desenvolvimento do espírito inventivo, nas práticas didáticas.

O CAp também promove a aprendizagem criativa como processo de sistematização dos conhecimentos elaborados, como caminho pedagógico de superação a mera memorização e estimula o comportamento ético, como ponto de partida para o reconhecimento dos deveres e direitos da cidadania; praticando um humanismo contemporâneo, pelo reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade do outro e pela incorporação da solidariedade aplicada no seu cotidiano.

Acesse o sistema do processo seletivo e faça o download do cartão de confirmação

5 coisas que você precisa saber sobre o dia da prova do CAp
O Colégio de Aplicação de Macaé (CAp) terá, no último fim de semana de outubro, mais um processo seletivo para admissão dos novos capianos que farão parte da escola em 2024. Para facilitar os candidatos, fizemos essa lista de informações importantes para ajudar você a esclarecer algumas dúvidas recorrentes sobre o dia, local e horário da avaliação.
  1. Onde o candidato precisa retirar o cartão de confirmação? Aqui no site da Prefeitura de Municipal de Macaé. Clique para consultar o cartão de confirmação.
  2. Quando será a prova? Dia 29 de outubro (domingo), às 9h, na Cidade Universitária, em Macaé.
  3. Que horas o candidato deve chegar no local da prova? Às 8h, com uma 1h de antecedência.
  4. Que horas os portões serão fechados? Às 8h45, impreterivelmente, impossibilitando a entrada do candidato, seja qual for o motivo do atraso.
  5. O que o candidato precisa levar no dia da prova? Documento de Identificação com foto, cartão de confirmação de inscrição impresso, caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

    Acesse abaixo os documentos do Processo de Admissão 2024