Atividades ao ar livre celebram 24 anos do Cemeaes

03/06/2023 14:56:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Moisés Bruno

Atividades circenses, capoeira, contação de histórias, alongamento e slackline são algumas práticas desenvolvidas

Capoeira, atividades circenses, contação de histórias, alongamento, slackline, xadrez, oficinas diversas e piquenique marcaram a comemoração neste sábado (3) do 24º aniversário do Centro Municipal de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), que será no domingo (4). O anfiteatro de Imbetiba recebeu no "Viva Cemeaes" alunos e familiares que praticam as atividades dos quatro módulos do projeto.


- Só tenho a agradecer as aulas de natação e futebol que meus filhos, Kaleb, de quatro anos e Pedro, de 11, fazem no Cemeaes Barra. As modalidades ajudam no desenvolvimento dos meus filhos, ensinam a ter disciplina e respeito. O esporte é tudo, tira das drogas, afasta a criança da rua – afirmou a mamãe Luíla Rosa, que participou do evento.

A superintendente de Educação Inclusiva e Social da Secretaria de Educação, Janaína Pinheiro, explicou que o Cemeaes oferece atividades complementares e suplementares para o público prioritário, que são as crianças com necessidades educativas especiais.

"Nosso objetivo é enriquecer a proposta pedagógica das escolas, através de atividades que venham agregar dentro do esporte e de atividades especializadas”, observou.

Janaína frisou que as atividades são para alunos matriculados na rede municipal de ensino de Macaé. Os adultos que participam são fruto de uma parceria com a secretaria de Esportes e são assistidos em horário que não há atendimento às crianças.

“É importante estabelecer vínculo com a família, e o Viva Cemeaes contribui para estreitar esse laço com a família”, ressaltou a superintendente.

A Coordenadora dos módulos do Cemeaes, Janiane Salgado, informou que o primeiro módulo do Cemeaes foi inaugurado dia 4 de junho de 1999.

“Hoje reunimos todos os módulos, nossos alunos de 4 a 17 anos para celebrar a história do Cemeaes, que ajuda e já ajudou tantas pessoas", assinalou Janiane, acrescentando que são quatro os módulos do Cemeaes: Serra, Centro, Aeroporto e Barra.

A comerciante Isadora Souza, de 32 anos, estava passando pelo anfiteatro de Imbetiba e resolveu parar para participar do evento.

“Gostei de conhecer o trabalho do Cemeaes e estas atividades culturais neste dia lindo são um momento de lazer e confraternização”, definiu Isadora, que assistiu às apresentações de capoeira e circo.