CAp inicia ano letivo com boas-vindas a veteranos e calouros

07/02/2023 19:08:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Moisés Bruno

Veteranos e calouros deram início ao ano letivo nesta terça-feira (7) na Cidade Universitária

Em clima de festa, veteranos e calouros foram recebidos nesta terça-feira (7) para a abertura do ano letivo do Colégio de Aplicação (CAp) de Macaé. A unidade, ligada à prefeitura, oferece aulas gratuitas para o Ensino Médio, sendo referência ao ter índice de 80% de aprovação dos alunos em universidades públicas.

As boas-vindas foram dadas no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, com a presença de familiares e corpo docente. “Cada um de vocês que estão aqui agora foram recepcionados calorosamente! Como é bom ver esse movimento, com essa energia de acolhimento, com essa atenção. Ficamos felizes em poder celebrar esses momentos, sabendo que essa história de desafios e muitas conquistas está apenas começando”, frisou a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon.

Criado em 2010, o Colégio de Aplicação segue com a missão de garantir o acesso dos estudantes a uma educação de qualidade, contribuindo para a sua formação e ingresso no ensino superior. “Estar aqui todo dia é sempre um desafio, envolve muito aprendizado nessa construção diária do saber e isso nos traz imensa satisfação. Os calouros que tinham o sonho de estudar no CAp hoje vêm isso se tornar realidade. Aqui começa o caminho para a universidade, para o trabalho e estamos aqui para contribuir com esse crescimento na vida de cada um”, ressaltou a diretora geral, Wanessa Leal, que apontou que a referência da unidade tem levado ao aumento na procura por uma das vagas. “Em 2010, foram 150 inscritos, em 2022, tivemos 909 interessados”, detalhou.

Em meio à ansiedade dos novatos estava Emily de Souza Melo, uma dentre os 100 estudantes que passaram no processo seletivo do CAp para este ano. “A expectativa é grande, quero me esforçar bastante e me aprofundar no ensino aqui, já que a escola tem muita gente que passa para universidades com notas bem altas”, contou a aluna de 15 anos.

Além do ensino voltado para formação acadêmica, o CAp também oferece atividades como Robótica, Artes Cênicas, Música, além de realizar uma programação extensa envolvendo os alunos ao longo do ano em projetos extracurriculares, seminários, gincanas e feiras. A unidade também realiza ações específicas voltadas para a preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O CAp é vinculado à Secretaria Municipal de Educação, a oferta de vagas é feita gratuitamente por meio de processo seletivo que acontece anualmente.