logo

Escolas participam do concurso de poesias “Brasil 200 anos de independência"

17/07/2022 10:47:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

As inscrições dos textos começam em 1º de agosto

A Coordenadoria do Livro Didático da Secretaria de Educação, em parceria com escolas da Rede Municipal de Educação de segundo segmento do Ensino Fundamental, está implementando o concurso de poesias “Brasil 200 anos de independência: Lendo nossa história, escrevendo nosso futuro”. A iniciativa é do Ministério da Educação através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Programa Nacional do Livro.

As inscrições dos alunos devem ser feitas pelas escolas interessadas em participar do concurso no período de 1º de agosto a 2 de setembro. O objetivo do projeto é selecionar os melhores textos poéticos para integrarem a quarta capa de livros didáticos que compõem o PNLD 2024 – (anos finais). De acordo com o edital, somente estão habilitados a participar do concurso estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas constantes no Censo Escolar e com código INEP e que não tenham completado 16 anos até a data final de inscrição.

Nesta primeira etapa acontecem os concursos internos nas escolas para a escolha do poema que irá representar a unidade. Cada uma poderá inscrever apenas uma obra, devendo o estudante ser o vencedor do processo interno. As premiações serão destinadas aos primeiros e segundos lugares de cada uma das cinco regiões do país.

Cada um dos cinco vencedores receberá R$ 10 mil, viagem para o evento de premiação e a inserção da poesia na quarta capa do Livro Didático do PNLD-2024. Já os segundos colocados receberão R$ 5 mil. Todos os dez premiados, além de certificados de participação, ganharão placas de premiação para as suas escolas.
O edital do concurso pode ser acessado neste link. E as gestões das escolas podem inscrever o aluno que representará a unidade através do sistema PDDE Interativo/SIMEC.

Poesia

O poema inscrito deve ser inédito e não ter participado de nenhum outro concurso ou evento similar. O texto enviado também não pode apresentar qualquer elemento que identifique a autoria, ou rasuras, manchas ou quaisquer elementos que impossibilitem a sua avaliação. Fora isso, as obras não podem ter elementos que descumpram o Princípio da Igualdade, o respeito e à tolerância, não sendo admitido viés ideológico ou partidário nas composições a serem avaliadas, sob pena de eliminação do concurso. As obras serão classificadas de acordo com os critérios: criatividade, contextualização, harmonia estética (ritmo, rima e métrica), autenticidade e expressividade.