Hotel Imbetyba é declarado de utilidade pública

31/05/2023 14:16:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Decreto está no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (31)

O histórico prédio do Hotel Imbetyba, localizado na Avenida Elias Agostinho, 605, bairro Imbetiba, em Macaé, foi declarado como sendo de utilidade pública para fins de desapropriação através do Decreto Municipal nº 140/2023, como consta no Diário Oficial do Município (disponível de modo online no portal da Prefeitura de Macaé) desta quarta-feira (31). O documento está assinado pelo prefeito de Macaé, Welberth Rezende.

O objetivo é instalar no local o Museu Interativo da Ciência e a Biblioteca Cultural Ativa, atendendo a solicitação feita pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, através do Ofício Digital número 15571/2022. O edifício já foi vistoriado pelo setor de Engenharia de Avaliação e Perícia da Secretaria Municipal Adjunta de Obras. A desapropriação, declarada de caráter urgente, é defendida pela Procuradoria Geral do Município.


"As Universidades estão envolvidas e têm projetos a serem executados ali. É um espaço que vai atender também a educação básica, porque a proposta é que as crianças da rede pública municipal se apropriem do lugar a partir dos experimentos e vivências que cada um poderá ter. A ideia é que a gente possa fazer uma interação prática, a partir do conhecimento científico produzido na Academia", disse a Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon.


Segundo ela, trata-se de um marco histórico para Macaé e toda a região. "A gente vai poder explorar o patrimônio histórico e o turismo. Um espaço como esse movimenta a cidade a partir da questão turística. A publicação do decreto é um passo embrionário ainda, porém, muito significativo dentro de todo esse processo", destacou Flaviá.