Inscrições para Pedagogia e Letras na FeMASS superam expectativas
As inscrições online podem ser feitas até 14 de maio.
As inscrições para os novos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Letras da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) já passam de 600. O lançamento destes novos cursos é comemorativo aos 25 anos da faculdade pública de Macaé (Lei 2095 de 23 de outubro de 2000). Os interessados têm até o dia 14 de maio para se inscrever através do link. A instituição oferece 50 vagas em cada curso. As aulas acontecerão no turno da noite, com início em 06 de agosto.
O Edital do Processo Seletivo também está disponível no Portal da Prefeitura. A seleção será através de prova (questões objetivas e redação) realizada em 08 de junho, ou por meio do Enem. A secretária executiva de Educação Superior, Iza Vicente, considera que o grande interesse por estes cursos se deve à demanda por graduações presenciais nessas áreas no município.
“Quando a Fafima (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé da Fundação Educacional Luiz Reid) parou de funcionar, perdemos cursos presenciais de formação de professores. Muitos profissionais da cidade e da nossa região sonhavam em poder cursar estes cursos sem ter que se deslocar do município, ou pagar mensalidades. Estes cursos nascem de uma demanda da educação macaense e de estudantes. O investimento em Ensino Superior tem um propósito estratégico, colocar Macaé como uma cidade preparada para o desenvolvimento socioeconômico. Há mais de duas décadas, a cidade se decidiu por esta política municipal”, frisou a secretária.
De acordo com a gestora, esta política é implementada tanto pela faculdade pública municipal, quanto pela atração de universidades públicas que oferecem cursos em diversas áreas.
“Estes estudantes, antes mesmo de se formarem, já estão alocados na Atenção Básica em Saúde, ou de Alta Complexidade, por exemplo, como também nas indústrias de vários setores. É uma aposta no presente e no futuro. Os cursos de Pedagogia e de Letras visam transformar a realidade da nossa Educação Básica. Nosso campo prático será as escolas públicas da cidade. Um estudo da Unesco aponta que haverá um déficit de cerca de 44 milhões de professores no mundo até 2030”, completa.
O diretor da FeMASS, Eddie Paiva, informou que já foram efetivadas em torno de 400 inscrições para Pedagogia e 200 para Letras.
“Acredito que este interesse demonstra uma demanda reprimida desde que Macaé se despediu da Fafima, que por quase 50 anos foi nossa maior referência em formação educacional. Além disso, não há outra instituição em nossa região que ofereça Pedagogia e Letras na modalidade presencial. Esta é uma oportunidade de qualificação também para trabalhadores que já atuam na educação, inclusive servidores da municipalidade. Estes cursos se juntam ao de Licenciatura em Matemática, reforçando o compromisso do Município com o investimento na formação de profissionais de educação”, ressalta.
A FeMASS dispõe também dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. A Faculdade Municipal está localizada na Cidade Universitária de Macaé, Avenida Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros, Bloco A.