Núcleo de Tecnologia Municipal forma profissionais e integrantes do Nova Vida
Foto: Bruno Campos
A entrega de certificados aconteceu nesta segunda-feira (14)
Com o objetivo de incorporar as tecnologias educacionais à rotina escolar, profissionais da Educação e integrantes do programa Nova Vida participaram, nesta segunda-feira (14), da entrega de certificados referentes aos cursos voltados para tecnologia educacional. Os integrantes do Nova Vida fizeram parte do curso “Informática Básica com ênfase em Novas Tecnologias”, desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM).
A programação de 40 horas foi ministrada no segundo semestre, por meio da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Educação. Os alunos tiveram acesso a temas como introdução às novas tecnologias, ambiente virtual de aprendizagem, redes sociais, segurança na internet, montagem de página e ferramentas de produtividade.
Participaram da cerimônia a coordenadora do programa Nova Vida, Elise Amaral; a pedagoga do programa, Solange Cattapreta; e subsecretários da Secretaria de Educação.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), Alex Bogado, a programação teve a finalidade de proporcionar formação específica referente às novas ferramentas tecnológicas e reforço para o mercado de trabalho. “O curso contou com oito formadores. Este é o terceiro grupo do programa que passa pelo NTM. Fazemos questão de renovar os conteúdos. Neste semestre, por exemplo, os alunos tiveram acesso ao tema “Edição de vídeo”, ressaltou.
Entre os formandos estavam os alunos participantes do Nova Vida, Poliana da Silva e Matheus Gomes, ambos de 16 anos. “Gostamos do curso. Aprendemos bastante. Quero trabalhar nesta área de informática quando concluir meus estudos”, disse Poliana, que atua no Cras do Botafogo e estuda no colégio municipal do bairro.
Nova Vida - O “Nova Vida” atende 140 jovens na faixa de 14 e 17 anos e 11 meses que apresentam renda familiar de até três salários mínimos. Para frequentar o programa, devem comprovar que estudam e contam com bom desempenho escolar. Também participam de capacitações com instituições, por meio de parceria estadual e municipal. Durante as formações o jovens aprendem também noções e técnicas básicas de informática, português, matemática e atendimento ao público. Diante do programa, recebem meio salário mínimo para atuar no horário divergente ao de aula em atividades nas secretarias operacionais da prefeitura e outras instituições como Fórum de Macaé, Infraero e órgãos estaduais e federais.
Além da formatura do Nova Vida, foi realizada a entrega de certificados dos cursos “Introdução à Educação Digital”, “Informática Básica” e “Tecnologia da Informática e Comunicação (Tic´s)”, “Elaboração de Projetos”, “Mediação Pedagógica com web 2.0: Ferramenta do Google drive”. Entre as participantes estava a professora Raquel Motta, que atua nas unidades municipais Samuel Brust e Botafogo. Ela fez parte de dois cursos: “Formação Continuada de Professores de laboratório de Informática” e “ Uso ético e seguro da e legal da tecnologia”, módulo ministrado pelo sistema de Educação à Distância (EAD).
- A formação contribui com o desenvolvimento do nosso trabalho, que fica mais rico, seguindo o respaldo legal que aprendemos. Trabalhei junto ao 5º ano do Colégio Municipal Botafogo o projeto “Entrelaçando gerações” e tive resultados positivos -, comentou.
Núcleo é destaque na rede - Em Macaé, cada vez mais os professores estão incentivando o uso de novos recursos tecnológicos, ferramentas e plataformas educacionais em sala de aula. Para isso, a rede municipal está investindo na formação do educador e na ampliação de seus conhecimentos tecnológicos, fator que desperta habilidades dos alunos conectados às redes sociais.
O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal é destaque na região. O espaço é reconhecido por contar com profissionais que apresentam habilidades didáticas e experiências técnico-pedagógicas de uso das soluções de tecnologia educacional e conhecem a realidade das escolas envolvidas no projeto. Este ano, o NTMl também criou o site “Todos pela Aprendizagem”, com conteúdos relevantes a professores e alunos do Ensino Fundamental.