Projeto Cinema na Escola movimenta professores da rede municipal
Melhor utilizar as mídias digitais junto aos estudantes da rede municipal. Este é um dos objetivos do projeto "Cinema na Escola”, em que educadores participam do curso presencial e à distância. Durante as aulas, na sede da Secretaria de Educação, são ministradas oficinas específicas como fotografia, animação, roteiro, ficção e storyboard, uma das etapas mais importantes do processo de animação, que destaca versão em desenho do roteiro de um filme.
De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, as oficinas têm finalidade de contribuir no processo ensino-aprendizagem e reforçar as capacidades de criação, síntese, concentração e comunicação dos alunos. “Esta é a oportunidade de integrar linguagens e correlacionar áreas do conhecimento”, diz.
Para reforçar a atividade dos participantes, na terça-feira (29), foi ministrada uma aula em campo, no espaço Anima Mundi Internacional Animation Festival, na sala da Fundição Progresso no Rio de Janeiro. Durante a visita, os professores da rede municipal, acompanhados pela especialista e professora Luemy Ávila, fizeram parte de um estúdio aberto com oficinas como massinha, película, zootrópico, flip book, pixilation e stop motion.
O próximo passo do “Cinema na Escola” é envolver os professores participantes e estudantes na elaboração de curtas, para fazer parte da Mostra do Festival Estudantil de Cinema em Macaé, que será realizado no mês de novembro. Segundo a professora Luemy Ávila, a ocasião será marcada pela apresentação de categorias como animação, documentário e ficção que vão enfocar os seguintes temas: diversificados ambiente, saúde, cultura regional (urbana e afrobrasilidade) e educomunicação.
Anima - Macaé é a única cidade do estado que recebeu os projetos "Anima Mundi" e "Anima Escola" que contam com apoio da International Business Machines (IBM). O módulo apresentou os princípios da animação como movimento constante, metamorfose, deformação e antecipação. Os participantes também se envolveram em exercícios livres com técnicas diferentes de animação, estruturação de roteiros, além de elaboração de “storyboards” do roteiros trabalhados pela turma.