Recém-formados na FeMASS aprovados para mestrado de engenharia na UFF
Foto: Funemac – Assessoria de Comunicação
Os três novos engenheiros, Erenildo Motta, Daniele Dantas e Bruno Luís Maia, passaram cinco anos na FeMASS
O curso de Engenharia de Produção da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura, ainda passará pela primeira avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) mas, na prática, já está com um indicador de qualidade e referência no ensino superior. Três novos engenheiros de produção, recém-formados na faculdade pública municipal, acabam de ser aprovados para o mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Rio das Ostras.
- Acreditamos na FeMASS como formadora de profissionais para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica. Assim definem a faculdade o macaense Erenildo Motta da Silva Júnior, 27 anos; o carioca Bruno Luis da Silva Maia, 32; ambos moradores em Macaé, e a também carioca Daniele Dantas Affonso, 28 anos, que mora em Rio das Ostras. Eles contaram que souberam o resultado da aprovação no mestrado na segunda-feira (10) e de lá para cá a vida deles tem sido só focada nessa nova conquista.
Os três já saíram da faculdade direto para a pós-graduação. Na UFF, passaram pelas provas de inglês, raciocínio lógico, análise do Plano de Pesquisa – que enviaram no ato da inscrição ao mestrado – e entrevista presencial.
- A aprovação de três alunos da FeMASS para o mestrado de Engenharia de Produção da UFF nos deixa muito felizes e realizados. Aos poucos a instituição está colhendo os frutos do trabalho, já que temos a dimensão do quanto é difícil ingressar nos programas stricto-sensu – destacou a diretora da FeMASS, Larissa Frossard.
Erenildo que, até a próxima eleição é o presidente da Case Consultoria, Empresa Júnior da FeMASS, vai trabalhar, no mestrado, o “Plano de Pesquisa Programa Linear Aplicada na Otimização do Retorno sobre os Investimentos Realizados nos Mercados de Opções”. A linha de pesquisa de Bruno será sobre “Adaptação de Modelo de Gestão para Serviços de Engenharia, Construção, Montagem e Manutenção Industrial”, e Daniele fará “Estudos de Caso sobre Gestão de Estoques e Métodos de Previsão de Demanda numa Empresa do Segmento Offshore”.
A vida na FeMASS
Os três novos engenheiros passaram cinco anos na FeMASS, ou seja, toda a duração do curso que consta de 10 períodos, e, durante esse tempo, o futuro foi sendo construído com os sonhos e as oportunidades.
- Eu pretendo concluir o mestrado e voltar à FeMASS como professor. Todo o conhecimento que obtive nesta faculdade tenho de difundir. E este é outro grande sonho meu, disse Erenildo, que concluiu o curso na instituição no segundo semestre de 2013.
Colega de faculdade e agora também de mestrado, Bruno tem o mesmo sonho, e estudar para ele é uma realização pessoal e profissional, tanto que já é graduado em Tecnologia e Gestão em Rede de Computadores, tem MBA em Gestão Empresarial e pós-graduação em Engenharia de Equipamentos On e Offshore. Bruno também concluiu o curso no segundo semestre do ano passado. Ele é do Rio de Janeiro e, assim que chegou a Macaé, há sete anos, viu o anúncio do vestibular da FeMASS e resolveu cursar engenharia porque já trabalhava numa empresa da área.
Já Daniele se formou no primeiro semestre de 2013. Ela contou que sempre quis sair da faculdade direto para a especialização, pois quer lidar com o desenvolvimento de pesquisa.
- Mas, se lá na frente, tiver uma oportunidade para dar aulas, vou aceitar. Só que meu foco inicial é trabalhar como pesquisadora e contribuir dessa forma para o desenvolvimento científico, observou. Para concluir, os três têm o mesmo sentimento em relação à faculdade municipal e falam em uníssono sobre o reconhecimento da FeMASS em suas vidas:
- Nossa avaliação é que o curso de Engenharia de Produção da FeMASS atendeu todas as nossas expectativas. A faculdade como um todo oferece ensino de qualidade e realmente contribui para o nosso futuro enormemente. Mas também deixamos um recado: o estudo depende muito da vontade do aluno. Nós fizemos a nossa parte também – finalizaram.
A FeMASS é mantida pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e obteve conceito 4 no Enade nos cursos de Administração e Sistemas de Informação. A faculdade está localizada em prédio anexo ao da Funemac, na Cidade Universitária, à avenida Aluísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.