Secretaria Adjunta de Ensino Superior


ALMa – Alvíssaras Literárias de Macaé


O ALMa – Alvíssaras Literárias de Macaé quer investir na efervescência cultural em um Brasil que já ofereceu e oferece à Literatura Brasileira, em toda a sua história e em todos os movimentos importantes, excelentes jovens poetas, como Casimiro de Abreu, passando por Vinicius de Moraes, Leminski e Angélica Freitas. Pretende também dar oportunidade a novos escritores de todo estado do Rio de Janeiro.

Uma das funções da literatura é a de nos educar para a utopia: dar forma e expressão à vida que vale a pena aqui e agora, futuro no presente do indicativo. Octavio Paz dizia que era preciso socializar a palavra poética e transformar a sociedade em um poema coletivo.

Nesse sentido, a importância pedagógica e cultural de um evento como este, promovido por uma Secretaria de Cultura e uma Secretaria Adjunta de Ensino Superior, revela a sua importância e premência.

Neste projeto interinstitucional - que junta diferentes secretarias públicas - já temos como signo a diferença: a literatura é cultura e educação. Um prêmio literário é o incentivo à criação artística e à promoção de novos valores para a cultura no Estado. A literatura é considerada forma de conhecimento fundante para muitas línguas e povos. Homero ‘criou’ o Grego com a Odisséia, como Dante ‘criou’ o Italiano com a Divina Comédia, como Camões ‘criou’ o Português com o Lusíadas.

O ALMa tem o objetivo de criar espaços para que novos escritores do Estado do Rio de Janeiro possam mostrar seus talentos.