Secretaria Adjunta de Ensino Superior


Superintendência Acadêmica


A Cidade Universitária leva ao pé da letra a máxima que diz que “escola boa é aquela em que todos aprendem”. Por esta razão, há um órgão específico responsável pela organização, supervisão e coordenação da estrutura acadêmica da fundação: a Superintendência Acadêmica. Sua atuação envolve as funções de ensino, pesquisa e extensão, estabelecendo relação e inter-relação com as instituições parceiras de forma a garantir oportunidades de acesso à formação, aperfeiçoamento, especialização e qualificação de jovens e adultos por meio do fomento a programas de amparo a pesquisas de interesse do município, incluindo a concessão de bolsas.

Para a organização das ações, que leva em conta que aluno é um cidadão, a estrutura da Superintendência Acadêmica é dividida da seguinte forma:

CAp -
 O trabalho do Colégio de Aplicação da Prefeitura se constrói com o ensino-aprendizagem dentro e fora da instituição. O CAp tem apenas quatro anos de existência e atua com responsabilidade no plano educacional baseado no ensino, pesquisa, extensão e estágio. O colégio funciona em horário integral e, durante o ano, com a realização de vários eventos, os alunos conseguem aplicar na prática o conhecimento que aprenderam em sala de aula. O CAp também oferece cursos de extensão dentro da educação continuada que aborda temas diferentes visando melhorar as dinâmicas na sala de aula e no cotidiano escolar entre todos: alunos, professores e pessoal administrativo e de apoio que precisam estar envolvidos no trabalho.

O Colégio de Aplicação está vinculado à FeMASS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Todo o trabalho obedece às diretrizes do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e os eixos norteadores do Colégio de Aplicação contemplam atividades integradoras de iniciação científica e o campo artístico-cultural; incorpora, como princípio educativo, a metodologia da problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, a curiosidade pelo inusitado e o desenvolvimento do espírito inventivo, nas práticas didáticas.

O CAp também promove a aprendizagem criativa como processo de sistematização dos conhecimentos elaborados, como caminho pedagógico de superação a mera memorização e estimula o comportamento ético, como ponto de partida para o reconhecimento dos deveres e direitos da cidadania; praticando um humanismo contemporâneo, pelo reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade do outro e pela incorporação da solidariedade aplicada no seu cotidiano.

Voltar ao Topo

Centrexs
– O Centro de Extensão e Sociedade tem a função de desenvolver o processo educativo, cultural e científico, articulando ensino e pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre a Educação Superior e a comunidade. Um dos projetos mais importantes do Centrexs foi a criação, em 2009, do Centro Municipal de Idiomas (CMI).

Voltar ao topo

CMI – O Centro Municipal de Idiomas norteia seu trabalho centrado na construção do conhecimento com vistas ao alcance, por parte de seus alunos, de uma competência comunicativa em pelo menos uma Língua Estrangeira (Inglês e/ou Espanhol), contribuindo, dessa forma, com a melhor colocação, principalmente de jovens, no mercado de trabalho e a formação para o exercício da cidadania. A importância do CMI está ligada diretamente ao fato de que aprender línguas faz parte da realidade de Macaé que cresce e recebe pessoas e empresas do mundo todo, um atrativo para aumentar os adeptos pelos estudos de idiomas visando melhor colocação no trabalho. O CMI também funciona em parceria da Funemac com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Voltar ao topo

IAPP – O Instituto de Administração e Políticas Públicas, da Funemac, tem como finalidade promover e executar as políticas de formação, capacitação e aperfeiçoamento do servidor público municipal, por meio da realização de cursos, seminários, palestras e outros eventos. Além disso, visa oportunizar espaços de fomento ao estudo e reflexão que contribuam para o aprimoramento da gestão pública.

Voltar ao topo

Neede – O Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade Étnico-Racial objetiva oferecer o acesso, disseminação e apropriação da cultura afro-brasileira, através de ações educativas que auxiliem na implementação da Lei 10.639/2003, legislação que incentiva o resgate das formações étnicas que participaram na construção de nossa Nação.

Voltar ao topo
 
Nafpa – O Núcleo de Apoio e Fomento à Pesquisa Acadêmica visa estabelecer uma relação de permanente comunicação com a sociedade macaense, privilegiando o compartilhar de conhecimentos. O Nafpa promove a educação continuada, elabora mecanismos eficientes de divulgação dos trabalhos acadêmico-científicos produzidos em instituições públicas e particulares, em âmbito nacional/internacional, com conteúdos de relevância social e tecnológica para o município, impulsionando o seu desenvolvimento. Neste sentido, o Nafpa pretende contribuir para aproximar sociedade e produção acadêmica, considerando as especificidades do crescimento econômico da região Norte Fluminense, nas últimas décadas, que vem alterando o perfil demográfico de Macaé.

Voltar ao Topo