Estação de Tratamento de Esgoto Centro entra em operação

02/06/2016 12:44:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Maurício Porão

Estação de Tratamento de Esgoto ocupa uma área de 52 mil metros quadrados

Começou a operar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Subsistema Centro, na Linha Verde, ocupando uma área de 52 mil metros quadrados. A estrutura será a maior ETE do município, com tecnologia de tratamento a nível terciário, a prática mais moderna e segura de desinfecção e eliminação dos causadores da poluição.

A parte externa do primeiro módulo recebeu trabalho de quatro artistas, Márcio Suk, Marlon Muk, Marcelo Jou e Anderson Duim, que realizaram quatro estilos de grafite. Os desenhos chamam a atenção pela beleza dos traços.

A ETE ainda não funciona com a capacidade total porque aguarda o aumento de residências dos bairros Vale Encantado, Glória, Granja dos Cavaleiros, São Marcos, Novo Cavaleiros e Cancela Preta interligadas à rede.

A prefeitura intensifica o programa "Se Liga Macaé" para que todos os moradores interliguem suas residências ou pontos comerciais à rede já instalada, atendendo ao prazo de 90 dias, que termina no final de junho.

A grande área em frente ao primeiro módulo está reservada para a ampliação da ETE, com construção dos outros dois módulos, devendo a ETE Centro estar completa e em plena capacidade em 2018, de acordo com o cronograma da PPP, Parceria Público Privada entre a prefeitura e a Odebrecht Ambiental.

De acordo com informações da prefeitura e da Odebrecht Ambiental, toda área externa do módulo receberá paisagismo e pavimentação - a área está iluminada e a parte civil está concluída. O que falta nas outras etapas são a construção dos módulos e a instalação das redes nos bairros que serão atendidos. Estão prontos os dois tanques de armazenamento de cloreto férrico e produtos químicos, cada um com capacidade de 60 mil litros para serem usados no tratamento do esgoto. Também concluído o prédio do tratamento com ultravioleta e dos sopradores.

Embora a tecnologia seja a mesma da ETE Mutum, a ETE Centro se diferencia em alguns fatores. Está totalmente informatizada, um operador atende à estação. O pré-tratamento é diferente porque utiliza um único sistema que prevê a remoção de areia, gordura e sólidos com maior eficiência, sendo totalmente automatizado. A ETE Mutum deságua o lodo com geobag e a ETE Centro através de centrífugas.

Estão prontas e funcionando as elevatórias e em fase final a recuperação das ruas dos bairros que receberam as redes.

Tecnologia aplicada - A ETE Centro é automatizada com sistema de coleta e funcionamento das estações elevatórias e do módulo, controlados remotamente pela operação, por um sistema de monitoramento 24 horas que verifica em tempo real toda e qualquer intercorrência, permitindo ajustes e reparações sem deslocar equipes, proporcionando maior segurança, produtividade e menor custo.


Fotos Relacionadas