Ambiente e Sustentabilidade: preservação e educação ditaram ritmo de trabalho

29/12/2017 11:25:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Preservação do ecossistema, com valorização da fauna e da flora, é objetivo constante da secretaria

Com foco na preservação e educação ambiental, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade direcionou suas ações em 2017, em atividades de destaque como a coleta de resíduos, plantio de mudas e na consolidação do Parque do Barreto e do Atalaia como locais aprazíveis para visitação e apreciação da fauna e flora. Entre as principais ações desse ano, têm destaque:

Operação Verão na serra

A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade implantou a Operação Verão nos distritos e localidades da região serrana. A ação, que conta com diversas outras secretarias, realiza rondas ostensivas em pontos estratégicos, como o portal do Sana e Ponte das Neves, local de acesso às Cachoeiras do Frade, Glicério, Duas Barras, Ciriaca, Bicuda Grande e Bicuda Pequena. O trabalho acontece por todos os finais de semana e feriados até março de 2018.

Plantios

A preservação do ambiente é uma das metas permanentes da secretaria e, com esse foco, o plantio de mudas foi uma das ações realizadas ao longo do ano. A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade promoveu o plantio de 500 mudas de espécies arbóreas em diversos bairros do município.

Coleta de Resíduos

Visando oferecer aos munícipes alternativas ambientalmente adequadas de destinação de seus resíduos sólidos, orientando sobre os danos ao meio ambiente e à saúde relacionados ao descarte incorreto desses resíduos, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade possui programas e ações de destinação de resíduos especiais. De acordo com seu volume, peso, grau de periculosidade ou degradabilidade, requerem procedimentos especiais para o seu manejo e destinação.

Recicle seu Óleo – Programa Municipal de Coleta de Óleo Vegetal recolheu 7.882 litros de óleo vegetal. A entrega das garrafas PET contendo óleo vegetal usado ocorre nos seguintes pontos:


  • Cavaleiros - em frente ao posto 2, próximo ao Espaço de Convivência;

  • Sana - Base Operacional da secretaria de Ambiente;

  • Alto dos Cajueiros - na secretaria de Ambiente (Avenida Rui Barbosa, 1.725);

  • Centro - Colégio Luiz Reid - será realocado para praça do bairro Visconde de Araújo;

  • Centro - Mercado de Peixes;

  • Morada das Garças - Guarita de entrada do bairro;

  • Barra de Macaé - Macaé Facilita;

  • Córrego do Ouro - Macaé Facilita;

  • Lagomar - na Rua W5;

  • Entrada principal do Mirante da Lagoa - será realocado para a Praça Principal do Mirante, onde fica a Associação de Moradores do Mirante da Lagoa (Amola);

  • Colégio Municipal da Aroeira;

  • Parque Aeroporto - sede da Associação de Moradores do Parque Aeroporto.


O Programa Municipal de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos recolheu neste ano cerca de 600 quilos de produtos. O Programa Municipal de Coleta de Pneus recolheu 391 toneladas de pneus.

Inauguração da Estufa de Plantas

Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), a Secretaria de Ambiente Inaugurou a Estufa de Plantas no Parque Natural Municipal Restinga do Barreto. Com quase 32 hectares, o Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto é o segundo maior das Américas, em área exclusiva de restinga. Ele fica atrás, apenas, do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e sua criação foi motivo de comemoração para quem tem como objetivo a preservação ambiental. O agendamento para passeio guiado pode ser feito pelo e-mail: parquebarreto.sema@gmail.com.

Também em comemoração ao Dia da Árvore, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade promoveu o passeio ciclístico com plantio de mudas nativas às margens do canal Macaé - Campos. Foram semeadas cerca de 50 mudas de árvores de exemplares da Mata Atlântica. Cerca de cem ciclistas participaram da atividade, que reuniu cuidados entre o meio ambiente, esporte e lazer.

Parque Atalaia recebeu 3,7 visitantes

Em 2017, 3,7 mil pessoas visitaram o Parque Municipal Fazenda do Atalaia, administrado pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade. Nesta área de vegetação da Mata Atlântica, com as mais variadas formas de fauna e flora, os visitantes realizaram diversas atividades de contato com a natureza. Em março e abril, o local ficou fechado para visitação de forma preventiva por conta da febre amarela.

Trilhas, cursos de sobrevivência na selva, aulas de yoga, comemorações de aniversários, passeios ciclísticos, confraternizações de igrejas e escolas, piqueniques, fotografias para preparação de books e observação de aves foram alguns dos motivos que levaram as pessoas ao parque.

Os visitantes também puderam prestigiar o viveiro com mudas raras (espécies em extinção), uma ação organizada pela Guarda Ambiental; a sala de memória e um extenso jardim. O local é alvo de estudos e pesquisas por parte das universidades, nas áreas de fauna e da botânica. Outra ação foi o passeio ciclístico com plantio no canal Campos-Macaé.

Fauna resgatada/reintroduzida - A Coordenadoria de Fauna realizou cerca de 160 resgates de animais silvestres reintroduzindo-os ao ambiente. Ações de retiradas de colmeia de abelha/marimbondo também foram realizadas.

Alguns dos animais resgatados/reintroduzidos: Macaco Bugio, paca, Gambá, Cobra D´Água, Papagaio, Siriema, Atobá, Quero-Quero, Gavião.

Gincana Sustentável

A Gincana Sustentável foi realizada em conjunto com a Guarda Ambiental, com intuito de colocar em prática aquilo que se conhece na teoria das questões ambientais dentro de sala de aula. A atividade atendeu cerca de 600 alunos, com idades entre seis e 14 anos, do Colégio Municipal Aroeira, na qual as crianças recolheram óleo vegetal e produtos eletroeletrônicos já inservíveis.

Dia da Limpeza de praia

A Ilha do Francês recebeu mais uma ação de limpeza e conservação de praia e costões. Promovida pela Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura, em conjunto com a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, a ação contou com 65 voluntários que recolheram resíduos deixados na ilha. O trabalho contou com a participação das secretarias adjuntas de Defesa Civil, Serviços Públicos, a Guarda Ambiental e Marinha do Brasil.

Semana das Águas

A Semana das Águas faz parte do calendário da secretaria e é comemorada com muitas atividades no mês de março. O objetivo do movimento foi apresentar à população um pouco mais sobre o que é feito no município, no trabalho de conservação de rios, lagos e mares.


Fotos Relacionadas