Ambiente: reunião com Inea pede a inclusão de Macaé no Programa Limpa Rio

30/04/2021 11:50:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin / Arquivo SECOM

O objetivo é realizar ações de limpeza em córregos e rios

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e vereadores de Macaé participaram, na quarta-feira (28), de uma reunião online sobre dragagem, desassoreamento e inclusão do município de Macaé no Programa Limpa Rio.

De acordo com o representante da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Cesar Romero, umas das principais reivindicações é a dragagem dos rios das localidades de Trapiche e Serra da Cruz. "O local sofreu muito em função das chuvas em janeiro", detalhou.

Segundo Romero, as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Interior e Infraestrutura, estão à disposição para contribuir nas ações, principalmente com maquinário e pessoal.Outro assunto tratado foi a demora dos licenciamentos ambientais. O superintendente do Inea, José Ronaldo Paes Leme, explicou que essa demora ocorre em função da burocracia. "Os processos de desassoreamentos são mais demorados e a liberação é feita pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA). Já a realização das dragagens, é com o Inea", explicou.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Cesinha, observa que a ideia é incluir o município no Programa Limpa Rio, que tem como finalidade promover serviços de manutenção e limpeza de leitos de rios e canais.

A reunião virtual contou ainda com a participação do secretário de Infraestrutura, Santiago Borges e do Interior, Rodrigo Curvello e do deputado estadual, Chico Machado.