Atividades marcam o Dia Mundial de Limpeza de Praias neste sábado

16/09/2021 15:57:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Dia Mundial de Limpeza de Praias será neste sábado (18) com atividades de educação ambiental

Usando máscara e com a sua garrafinha de água, de preferência reutilizável, você estará preparado para participar das atividades pelo Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios, Cachoeiras, Florestas, Lagoas e Similares, que será marcado neste sábado (18), em Macaé. O evento objetiva impulsionar iniciativas da população para limpar o Planeta e a ideia é que cada pessoa “Deixe Apenas as Suas Pegadas”.

No mesmo dia Macaé também comemora o Dia Municipal de Limpeza de Praias e Similares, que acontece todo ano no terceiro sábado do mês de setembro que, este ano, é dia 18. As atividades deste sábado começam a partir das 9h mobilizando a população através de parceria entre as prefeituras de Macaé e de Rio das Ostras. Em Macaé, o evento acontecerá na Praça dos Navegantes, na Barra, e na Cachoeira da Laje, em Bicuda Pequena, região serrana do município; e, em Rio das Ostras, na Praça da Baleia.

A analista ambiental do Setor de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, Evelyn Raposo, disse que serão feitas atividades de Educação Ambiental focadas no tempo de degradação dos diferentes tipos de resíduos e os prejuízos do descarte indevido para a vida marinha. Segundo ela, haverá, ainda, coleta de resíduos ao longo da praia e na cachoeira e os resíduos coletados serão destinados ao Projeto Tampinhas do Bem que, com a venda de materiais recicláveis, promove a castração de animais de rua.

Macaé realiza o evento por meio da Secretaria de Ambiente em parceria com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) e os seus projetos Costões Rochosos, Iurukuá e Corais do Saber. Rio das Ostras participa através do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro e também da Secretaria de Ambiente do município.