Dia de Defesa da Fauna é lembrado no Parque Atalaia

20/09/2018 17:12:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Mauricio Porão

A ação faz parte da programação do "Ambiente em Foco"

"Ações pela defesa da fauna" foi tema da mesa-redonda que aconteceu no Parque Atalaia, nesta quinta-feira (20), em comemoração ao Dia da Defesa da Fauna (22 de setembro). O encontro contou com cinco palestrantes - especialistas e profissionais -, que atuam há vários anos com sustentabilidade, discutindo o tema. A ação faz parte da programação do "Ambiente em Foco", promovido pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, que também celebra o Dia Mundial  sem Carro, com ações na Praça Washington, nesta sexta (21) Luiz e Praia do Pecado, no sábado (22).

"A Biodiversidade do Brasil é um dos maiores do planeta. A perda da biodiversidade da fauna é atribuída à devastação dos habitats naturais e agravada por práticas como a caça e pesca predatória. Precisamos ressaltar a importância da educação e conscientização ambiental para a preservação da fauna e sua contribuição para o meio ambiente", explicou o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Gerson Martins.

Cerca de 50 alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Técnica Municipal Natalio Salvador Antunes participaram das palestras, que contou com o chefe da Reserva Biológica União / ICMBio, Whitson José da Costa Junior, com o tema: ação de conservação e proteção da fauna regional; o Delegado da Polícia Federal, Júlio César Ribeiro, que falou sobre crimes ambientais, apontando, como o maior número de inquéritos no município, o fogo e desmatamento no Parque de Jurubatiba. Segundo o delegado, a polícia não quer apenas fazer um trabalho de repressão, mas, também, educativo.

O Analista Ambiental do Parque de Jurubatiba / ICMBio, Marcos Cesar dos Santos, abordou o tema: Fauna ameaçada de extinção em Macaé". Já a chefe de fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Laila Bekai, falou sobre a parceria do Inea com a Secretaria de Ambiente do município para combater crimes ambientais, incluindo a pesca ilegal na Lagoa de Imboassica. Representando o setor de Fauna da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Madson Nazareno, falou sobre a fauna no município.

Durante o encontro, a Guarda Ambiental promoveu o projeto "Liga da Preservação", mostrando, de forma lúdica, aos alunos dos segundo e terceiro anos do ensino fundamental Colégio Municipal Raul Veiga, como proteger os animais, além de uma exposição mostrando a importância da fauna.

"Nossa proposta é semear ideias novas e colher frutos da preservação ambiental. Queremos propor a essas crianças uma nova forma de enxergar o meio ambiente. Queremos que elas sejam guardiães ambientais", destacou a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Ordem Pública, Raquel Giri, que recebeu, durante o evento, o certificado de reconhecimento por seu relevantes serviços prestados em defesa da fauna no município.

Outras 16 pessoas também receberam o certificado, entre elas estão o auxiliar de serviços gerais do Parque Atalaia, Eduardo Peixoto Guimarães; o fotógrafo de Macaé, Romulo Campos e o secretário Municipal de Ordem Pública, Sebastião Carneiro.

O evento contou com a presença do comandante do Forte de Marechal Hermes, Major Rodrigo Calado; representante da Marinha do Brasil, o Suboficial Gilson Filho, além da Guarda Ambiental de Carapebus.

Tapete Vermelho de Árvores

Na sexta-feira (21) a programação continuará com atividades importantes na Praça Washington Luiz, como a campanha pelo Dia Mundial Sem Carro e a comemoração pelo Dia da Árvore, entre 9h e 17h. Na oportunidade, a coordenação de arborização da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade incentivará e instruirá as pessoas sobre como plantar árvores em suas casas, explicando a arborização urbana feita pela equipe no município.

Durante essa ação, na sexta-feira, haverá um grande tapete vermelho de árvores, com espécies de mudas nativas da Mata Atlântica. Paralelamente, se dará a campanha pelo Dia Mundial sem Carro, com distribuirão de material informativo sobre a não utilização do carro. A ideia é estimular que no sábado (22), que é o Dia Mundial, as pessoas não utilizem esse meio de transporte.

No sábado, o Ambiente em Foco termina com a realização do "Clean up day", quando a Praia do Pecado receberá um mutirão de limpeza com voluntários. O ponto de encontro será em frente ao Hotel Blue Tree, às 8h.


Fotos Relacionadas