Dia Mundial da Água: Parque Atalaia já foi responsável por abastecer Macaé

22/03/2021 21:15:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Parte da Fazenda Atalaia foi adquirida pela prefeitura, justamente para possibilitar o recurso hídrico aos macaenses em 1895

A conscientização de visitantes sobre a necessidade de preservação de nascentes, riachos, matas ciliares, Áreas de Preservação Permanente (APP) e demais Unidades de Conservação da nossa região sempre foi uma ação constante no Parque Municipal do Atalaia. E neste Dia Municipal da Água (comemorado em 22 de março), vale a pena ressaltar a importância histórica do espaço ambiental na capacitação dos recursos hídricos de Macaé.

Quem fala sobre o assunto é o biólogo Alexandre Bezerra, coordenador do local (atualmente fechado para visitação, por conta da pandemia da Covid-19), que fica na estrada para Córrego do Ouro, há 27 km do Centro da cidade. Tanto o Parque, quanto a Fazenda Atalaia foram primordiais no abastecimento de água potável para o município.

Alexandre conta que, em 1895, parte da Fazenda Atalaia foi adquirida pela prefeitura, justamente para possibilitar o recurso hídrico aos macaenses. Mais de uma centena de anos depois, ainda é possível contemplar tubulações antigas no espaço. Esses 235 hectares comprados pela municipalidade proporcionaram a preservação de parte Mata Atlântica. “Nessas terras, foi evitado corte de madeira. Em seu interior a área ficou bem cuidada, com conservação de seu manancial hídrico”, explica o biólogo.

Mas foi em 1995, que o local foi transformado em Unidade de Conservação. “A valorização da pureza da água experimentada no passado também se dá via reconhecimento da importância desse parque para Macaé hoje em dia: uma parte intacta da Mata Atlântica”, comemora Alexandre. “Sem proteger e respeitar essas reservas naturais, a quantidade e a qualidade da água diminuirá. E, com isso, a biodiversidade também regrediria, consequentemente não teremos equilíbrio da natureza”, acrescenta o biólogo.