Guarda Ambiental agenda palestras educativas

09/02/2017 13:23:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Arquivo Secom

Objetivo é garantir diversidade do ecossistema

A educação é o melhor caminho para a preservação. Em Macaé, a Guarda Ambiental, setor da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, retomou, desde agosto de 2016, trabalho de informação e orientação sobre como defender e cuidar da natureza. Uma equipe utiliza dados estatísticos reais obtidos por meio das ocorrências atendidas pela Guarda, para criar um cronograma pontual a cada região do município. No ano passado foram realizadas 30 palestras e atendidas 1,4 mil pessoas.

O trabalho, que acontece por meio de palestras, com informações teóricas e também práticas, com plantio de árvores, é feito em escolas, igrejas, empresas, associações e pode ser levado a todo município. Subcoordenadora de Educação Ambiental da Guarda, Raquel Giri explica que o trabalho já aconteceu em outros momentos, mas no ano passado a metodologia mudou.

- A educação é a chave para um desenvolvimento sustentável. O objetivo é trabalhar os problemas que encontramos no dia a dia em cada comunidade. Com essas informações, podemos pontuar, por exemplo, onde há mais caça predatória, onde há mais desmatamento. E sempre focamos, em todas as vezes, a importância do reflorestamento das nascentes, sobre o descarte inadequado de óleo vegetal, que acaba indo direto para os rios. São pequenas ações que podem impactar as pessoas - explica.

O trabalho sempre é feito buscando parcerias com outras secretarias, como Educação. "E sempre sentimos a aceitação das pessoas. Elas demonstram que querem mudar os antigos hábitos, só não sabem como. Por isso temos que sempre orientar", acrescenta Raquel.

Agendar as palestras é fácil, não tem burocracia. Basta ligar para o telefone da Guarda e mostrar interesse pelo trabalho. O número é 997019770.