Macaé realiza revisão de plano municipal de saneamento

02/03/2020 10:39:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Documento trará diretrizes para as políticas públicas, garantindo um futuro mais sustentável

O saneamento básico reúne uma série de serviços essenciais que vão desde o abastecimento de água potável ao tratamento de esgoto. Em Macaé, a necessidade de traçar metas que garantam à população um planejamento integrado entre as necessidades de infraestrutura e também de preservação do meio ambiente está mobilizando a Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade. Para isso, o governo municipal realiza a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. O documento trará diretrizes para as políticas públicas, tendo como uma das fases de elaboração, a participação popular, com pré-audiências que começam no dia 9 de março.

A iniciativa está sendo viabilizada pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos por meio do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e das Ostras.O objetivo é atualizar as diretrizes para a melhoria na prestação dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.

"Identificamos a revisão do plano como primordial para lidarmos com o passivo ambiental em relação ao saneamento básico em Macaé. Começamos a mudar essa realidade em 2013, com o início da implantação das redes de esgotamento sanitário. Mas é preciso estudar, conhecer e planejar os próximos passos, traçar metas que nos tragam um futuro mais pautado pela sustentabilidade", explica Rodolfo Coimbra, subsecretário de Ambiente e Sustentabilidade, que é doutor em Ciências Ambientais e presidente do Comitê de Bacias hidrográficas dos Macaé e das Ostras.

Serão realizadas seis pré-audiências - cinco na região serrana e um na sede do município -, em que a população poderá participar das discussões e fazer suas contribuições. Após essa fase, será iniciada a etapa de finalização de cenários e conclusão do documento. O cronograma prevê ainda a realização de audiências públicas até que o documento seja concluído e encaminhado para apreciação do legislativo.

"A participação da população é fundamental para confrontarmos se o que levantamos durante a fase de diagnóstico condiz com a realidade da nossa população, além de obtermos outras contribuições importantes à elaboração do documento. Por isso, é importante que todos compareçam", reforça Rodolfo.

Confira a programação das pré-audiências:

9 de março - 18h30 - Colégio Municipal do Sana;

10 de março - 18h30 - Colégio Municipal Ivete Santana, Frade;

11 de março - 18h30 - Colégio Municipal Tarcísio Paes, Bicuda Grande;

12 de março - 18h30 - Colégio Municipal Raul Veiga, Glicério;

13 de março - 18h30 - Colégio Municipal Pedro Adami, Córrego de Ouro;

14 de março - 9h - Cetep Centro (Rua Alfredo Backer, 363, no Centro).