Operação Verão prossegue na região serrana

06/12/2017 17:33:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Representantes dos órgãos envolvidos avaliaram as ações nesta quarta

A região serrana receberá, no próximo sábado (9) e domingo (10), a "Operação Verão", uma ação conjunta de diversos órgãos da Prefeitura de Macaé. A iniciativa, que tem a proposta de choque de ordem em pontos estratégicos, como o portal do Sana e Ponte das Neves, local de acesso para as cachoeiras do Frade, Glicério, Ciriaca, Duas Barras, Bicuda Grande e Bicuda Pequena, começou em novembro e prossegue por todos os finais de semana e feriados, a partir das 9h, até 31 de março de 2018. Cerca de três mil pessoas frequentam essas localidades, diariamente, na alta estação.

A comissão é formada por representantes das Secretarias Municipais de Ambiente e Sustentabilidade, Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Saúde, Esportes e as Adjuntas de Turismo, Interior, Defesa Civil, Esporte e Comunicação, além da Coordenadoria Geral de Atividades Econômicas e Posturas, ligada à Secretaria de Fazenda. A operação tem parceria com o 32º Batalhão de Polícia Militar e 9º Grupamento de Bombeiro Militar.

A operação, que conta com 40 profissionais, tem rondas ostensivas nas cachoeiras, orientações aos visitantes quanto aos espaços específicos para estacionamento de veículos, churrasco e descarte de lixo, fiscalização de ônibus de turismo e de comércio ambulante não cadastrado, além de um trabalho de educação ambiental e sustentabilidade. A ação segue determinações e orientações de portarias do Ministério do Turismo e Lei da Política Nacional do Turismo.

Para orientar os moradores e visitantes sobre as regras nas cachoeiras, diversas placas de identificação estão sendo instaladas nas localidades. Outro intuito é realizar atividades informativas com agentes de esporte, que irão falar sobre os riscos de acidentes e a importância de preservar o meio ambiente.

De acordo com o subcomandante do 9º GBM, Luiz Fernando Shinkado, o Corpo de Bombeiros disponibiliza uma aeronave para atender a área em caso de necessidade em resgates. O objetivo é agilizar o atendimento, com tempo médio de resposta de 25 minutos.

O comandante da 1ª Companhia do 32º BPM, Edilson Luiz dos Santos, informou que a Polícia Militar realizará ações mais incisivas na serra nesse período. "A parceria é fundamental para atendermos esse público que aumenta durante o verão", frisou.

Cachoeiras

Para que seja autorizado o acesso e a circulação de veículos de turismo na região serrana de Macaé, a pessoa (física ou jurídica) deverá ter seus serviços turísticos cadastrados no Sistema Cadastur do Ministério do Turismo. É determinada a presença de Guia de Turismo Local/Regional do Rio de Janeiro em excursões realizadas no município de Macaé, também com cadastro dos prestadores de serviços turísticos (Cadastur). A documentação do veículo e do condutor devem estar em dia e o transporte deve conter o selo do Cadastur em suas laterais.


Fotos Relacionadas