Prefeitura comemora aniversário da APA do Sana

27/11/2018 17:38:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

APA visa promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais

Em comemoração pelo 17º aniversário da Área de Preservação Ambiental (APA) do Sana, a Secretaria de Ambiente promoverá neste sábado (1°) o 'plogging'. Nos sete quilômetros que ligam o Portal do Sana, de onde será a partida, às 8h, até o campo de futebol desse distrito, dezenas de atletas praticarão essa modalidade esportiva.

Trata-se de caminhada com confraternização entre os participantes, que com saco de lixo recolherão material inservível pelo caminho. Segundo o chefe da APA do Sana, Cezar Romero, este esporte, que nasceu na Suécia, une condicionamento físico a preocupação ambiental. Ao chegarem ao ponto final por volta das 9h, ocorrerá aulão de ritmos até o meio-dia com zumba, aeróbica e ginástica.

"Durante este dia, nossa base operacional funcionará normalmente, quando aplicaremos a resolução 004, que proíbe vidros, garrafas e aparelhos de som nas imediações das cachoeiras", conta Romero. A Secretaria de Esportes também apoia este evento.

APA do Sana

A Área de Preservação Ambiental (APA) do Sana foi criada em 2001, pela Lei Municipal 2172 com objetivos de promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais.

Além do mais, busca preservar e proteger a fauna, a flora e as belezas naturais, como as elevações rochosas, cachoeiras e vegetação, e ordenar o processo de ocupação. A APA é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável dos Recursos Ambientais, e engloba toda a extensão do distrito.

Considerado um santuário ecológico, com uma área de Mata Atlântica e dezenas de cachoeiras, o Sana está localizado em um vale cercado de montanhas. A mata atlântica existente no Sana é do tipo secundária.


Fotos Relacionadas