Prefeitura firma parceria para implantar o Centro de Triagem de Animais Silvestres

09/11/2021 17:37:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão e divulgação

O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira (9)

Representantes da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (9), com membros do Instituto Nacional de Ambiente (INEA) e do Terminal Portuário (Tepor), para conhecer de perto a estrutura do Parque Municipal da Restinga do Barreto. O objetivo do encontro foi verificar a viabilidade da criação do Centro de Recebimento e Triagem de Animais Silvestres.

O Secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, explica que eles realizaram o encontro com o intuito também de dar celeridade ao processo e unificar as informações entre os envolvidos na parceria.

"Estamos conhecendo ainda o projeto do Tepor para saber quais são as medidas compensatórias para o local. O centro contará também com a participação privada, será o primeiro no município e atenderá às regiões Norte e Noroeste do Estado", explicou.

Ele acrescentou ainda que a intenção é construir, também, uma estrutura para alojar os agentes da Guarda Ambiental, vinculada à Secretaria de Ordem Pública.

O representante do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), João Eustáquio, da Diretoria de Áreas Protegidas e Ecossistemas, conta que só existe um Centro de Recebimento de Triagem de Animais Silvestres, que fica localizado no município de Seropédica.

"A distância prejudica muito o resgate desses animais. Com o centro localizado no Parque Municipal da Restinga do Barreto, será mais fácil. Além disso, a intenção da parceria não é só construir o local, mas também mantê-lo de forma adequada", pontuou.

Parque do Barreto

O Parque Municipal da Restinga do Barreto possui quase 32 hectares, conta com viveiros de plantas e aves, trilhas, mesas de piquenique, brinquedos infantis, quadra de areia e Centro Administrativo com banheiros.

A restinga do Barreto é um ecossistema costeiro caracterizado por um terreno arenoso, criado pela sedimentação de rios e depósitos marítimos ao longo dos milhares de anos, com forte influência do vento, do sal, do sol e das mudanças das marés.

A área possui vegetação típica, com plantas muito resistentes às variações de temperatura e aridez do solo (como os cactos, bromélias e pitangas). Esta vegetação, capaz de preservar as dunas, é fundamental para conter o avanço do mar e preservar a exuberante fauna local.


Fotos Relacionadas